O maior caminho de peregrinação
do mundo no pedal

O Caminho de Santiago de Compostela é um sonho que pode ser realizado de bike! A Insight oferece assistência para ciclistas que desejam viver essa incrível jornada de aventura e espiritualidade por 940 km percorridos em 15 etapas, de Saint Pied de Port, na França, até Finisterra, na Espanha.

O pedal acontece na estrada e em meio às paisagens campestres e medievais do país. Respirar ar puro, escutar histórias, fazer amizades, tirar uma soneca na sombra de uma árvore e provar um vinho caseiro direto do barril. Essas são algumas das experiências que o Caminho oferece para quem decide percorrê-lo.

Bicigrino, pedale o caminho!

Bici…  o quê? 

Bicigrino é um peregrino que percorre o Caminho de Santiago de Compostela de bike!

Alexandre Costa Nascimento é bicigrino e guia especialista Insight desta viagem. Ele é ciclista, jornalista e autor do livro “Mais que Um Leão por Dia”, dedicado a sua experiência como o primeiro brasileiro a participar do Tour d’Afrique.

Ele contou para nós um relato emocionante de sua experiência em cada trecho do Caminho.

Role a página, sua viagem já começou!

Com a Insight, você já começa a viagem com uma jersey de ciclismo em tecido 100% poliamida, customizada especialmente  para bicigrinos. Um souvenir lindo já na largada da viagem!

– Etapa 01 –

 Percurso: 27Km

SAINT JEAN PIED DE PORT RONCESVALLES

“O trecho que separa as cidades de Saint-Jean-Pied-de-Port, na França, de Roncesvalles, na Espanha, tem apenas 27 quilômetros. Mas quem pensa que pode ser fácil pedalar por ali está cometendo, na melhor das hipóteses, uma tremenda heresia. Essa não é uma experiência que pode ser medida com a régua que avalia uma aventura ciclística. É algo maior e muito mais profundo.”

– Etapa 02 –

 Percurso: 47Km

RONCESVALLES  PAMPLONA

“Já na parada para o almoço, no povoado de Zubiri, pode-se provar a famosa txistorra do Valentin – uma espécie de linguiça artesanal, feita por uma mercearia local, e que já foi tricampeã em um concurso equivalente ao “Melhores da Veja” na Espanha.”

– Etapa 03 –

Percurso: 65Km

PAMPLONA  LORCA

“A terceira etapa do Bike Compostela começou com uma escalada monumental pelo monte El Perdón – uma serra ao sul de Pamplona. No topo onde hoje há as turbinas eólicas, antigamente havia um hospital de caridade. O portal de pedra é um marco para os peregrinos, que ao alcançá-lo obtêm a remissão de todos os pecados – ainda que não cheguem ao destino final. Também pudera: depois de tanto esforço, nada mais merecido!”

– Etapa 04 –

 Percurso: 60Km

LORCA LOGROÑO

“O pedal de hoje – cerca de 60 quilômetros de muito sobe e desce – ofereceu paisagens deslumbrantes do interior da Espanha, com oliveiras, plantações de trigo e parreirais. Nas pequenas vilas, o ritmo de vida ignora a pressa dos grandes centros urbanos. As ruas e as praças são para o encontro das pessoas. Mas a cidade fica praticamente às moscas durante a tradicional siesta, que fecha o comércio das 13h às 16h.”

– Etapa 05 –

  Percurso: 47Km

LOGROÑO  SANTO DOMINGO DE LA CALZADA

“No fim da tarde, após passar pelos vales vinícolas de La Rioja, chegamos à simpática cidade de Santo Domingo de la Calzada, onde, diz a lenda, uma galinha cantou mesmo depois de assada. Uma história que pode ser facilmente decifrada no Google, mas que ganha um sabor especial quando ouvida da boca de um local.”

– Etapa 06 –

  Percurso: 80Km

DOMINGO DE LA CALZADA  BURGOS

“Tomamos forte chuva praticamente o dia inteiro. A estrada ofereceu boas condições – mas, o trecho de forte subida até S. Juan Ortega misturou muita lama e pedras, o que tirou um pouco o ritmo. Mas, para quem gosta de aventuras off-road, a etapa foi pura diversão. A lama sujou o corpo mas lavou a alma!”

– Etapa 07 –

Percurso: 65Km

BURGOS  FROMISTA

“Para nossa sorte, o trecho de hoje foi bem camarada – sem muitas subidas – e rendeu bem e, assim, recuperamos o tempo perdido. Hoje passamos por pequenos vilarejos e ruínas de castelos medievais, como o do antigo convento de San Antón – que deu origem a uma ordem cuja missão era tratar os peregrinos acometidos com uma doença contagiosa conhecida como Fuego de San Antón – parecida com a lepra.”

– Etapa 08 –

 Percurso: 60Km

FROMISTA  SAHAGÚN

“…passamos pelo marco simbólico, próximo à Capela de N.S. de la Puente, que representa a metade geográfica do Caminho de Santiago de Compostela. A passagem pelo monumento moderno, inaugurado há um ano, merece certa reverência e reflexão. Até agora, percorremos 50% e ainda temos muitos desafios pela frente, mas a sensação é que já valeu a pena!”

Embarque em Minigrupo
MAIO 2022

– Etapa 09 –

Percurso: 60Km

 SAHAGÚN  LEÓN

“Chegando em León, encontramos uma cidade com vida boêmia agitada, repleta de bares, pubs, restaurantes e muita gente jovem nas ruas. O centro histórico é fechado ao trânsito de veículos, o que cria um clima amistoso, com muita gente caminhando e andando de bicicleta. Aqui, reencontramos alguns ciclistas que conhecemos na estrada, como o trio de ciclistas alemães e o venezuelano Óscar, com quem fizemos boa amizade.”

– Etapa 10 –

Percurso: 76Km

LEÓN  RABANAL DEL CAMINO

“Na pequena vila, conhecemos Don Gumercindo, um simpático morador local, colecionador de antiguidades e anfitrião dos peregrinos que resolvem pegar o trecho mais extenso do Caminho. Em seu acervo particular, herdado de tios e de outros moradores da região, estão peles de lobos e javalis, chaves e fechaduras, 4 portas antigas de madeira maciça, peças de agricultura e cutelaria. Para cada peça, uma boa história.”

– Etapa 11 –

 Percurso: 70Km

RABANAL DEL CAMINO VILLAFRANCA DEL BIERZO

“Logo nos primeiros quilômetros – após uma subida vigorosa – chegamos à famosa Cruz de Hierro, um dos pontos mais importantes do Caminho de Santiago de Compostela. Ali, cada peregrino é convidado a deixar uma pedra, trazida desde o país de origem e carregada durante toda a viagem. A tradição começou com os primeiros peregrinos, ainda no período românico. A pedra atirada sob a cruz de ferro situada em um mastro de carvalho de 7 metros simboliza todos os pecados e problemas que “levamos” em nossas vidas. A partir daquele ponto, eles ficam para trás, deixando nossa vida mais leve.”

– Etapa 12 –

 Percurso: 75Km

VILLAFRANCA DEL BIERZO  SARRIA

“Mesmo sabendo que encararíamos uma das etapas mais difíceis, nos demos o direito a certos “luxos”, como o de despertar “cinco minutinhos” mais tarde e tomar um café da manhã sem pressa; pedalar despreocupadamente, com diversas paradas para fotos, para comer, tomar um café ou descansar. Mas o relógio não nos perdoou: a etapa de “apenas” 75 quilômetros só foi concluída por volta das 20h30, hora local – para a nossa sorte, o dia por aqui só escurece por volta das 22h30 nesta época do ano.”

– Etapa 13 –

 Percurso: 62Km

SARRIAMELIDE

“A aventura Bike Compostela entrou na reta final. Hoje, pedalamos o penúltimo trecho antes de chegarmos em Santiago de Compostela. Foram 62 quilômetros em um verdadeiro “diente de sierra” – o que significa um sobe e desce sem fim. Novamente, percorremos regiões rurais da Galícia, onde pedalamos por áreas de bosques e matas fechadas, deixando a província de Lugo e chegando a La Coruña. Mas pouco pudemos aproveitar além do próprio pedal, já que encaramos muita chuva e frio, em especial pela parte da manhã.”

– Etapa 14 –

 Percurso: 65Km

MELIDE  SANTIAGO DE COMPOSTELA

“Nenhuma peregrinação pelo Caminho está completa sem que se veja a Missa do Peregrino, na catedral de Santiago de Compostela. Para os que fazem o Caminho pela fé, este é o objetivo final da jornada. Mas mesmo os que percorrem quilômetros a pé ou de bicicleta — por uma busca interior ou apenas pela aventura — não deixa de ser impressionante acompanhar uma celebração humana, cheia de simbolismos e significados, como o próprio Caminho.”

A Compostela é entregue na chegada em Santiago. O certificado coroa o êxito de quem se mantém firme e confiante, mesmo diante das provações do Caminho. Quer saber mais?

Inscreva-se no formulário abaixo.

– Etapa Extra –

 Percurso: 78Km

SANTIAGO DE COMPOSTELA FINISTERRA

“Chegamos juntos ao Farol, no ponto mais alto do Cabo de Finisterra. O marco que guia o caminho dos marinheiros do Atlântico Norte é também um símbolo importante para quem decide percorrer o caminho. Ali pudemos cumprir com o último dos rituais da nossa viagem, com a queima de algumas peças de roupas usadas durante o trajeto – é uma forma de representar o desapego material e o início de um novo ciclo, transmutado pelo fogo que representa a força vital que nos move adiante.”

Embarque Solo ou com Amigos

Serviços inclusos na viagem Bike Compostela, uma experiência exclusiva planejada por
Insight Travel

GUIA COORDENADOR INSIGHT

Na companhia do guia especialista da viagem, você viverá uma experiência livre de preocupações com horários,  endereços, vagas em albergues, reparos na bike, assistências médicas e reservas. Ele estará à disposição do minigrupo para facilitar a solução de qualquer contratempo. Relaxe e aproveite a beleza do caminho. 

TRANSFERS DE CHEGADA E PARTIDA

O motorista Insight estará aguardando os participantes no aeroporto de Pamplona para levá-los até o  albergue em St. Jean Pied de Port e ao final do caminho, do albergue até o aeroporto em Santiago de Compostela.

KIT CICLISTA

Um kit com acessórios para solucionar contratempos menores é entregue para cada ciclista e contém: porta-volume específico para cicloturismo, 01 par de alforjes impermeáveis com travas de “clic” para fácil manuseio, velocímetro, bolsa na barra superior para guardar máquinas fotográficas compactas e celulares, óleo lubrificante e vários outros itens. Preencha o formulário abaixo e saiba mais!

ALBERGUES GARANTIDOS

A Insight garante as reservas com pagamento antecipado para todas as noites da viagem  em albergues  cuidadosamente selecionados. Assim, com tudo reservado, você se preocupará apenas em contemplar as paisagens e aproveitar a jornada.

LOCAÇÃO DE BIKE

O aluguel é a melhor opção pois previne possíveis extravios da cia aérea ou danos à sua bike. A Insight já inclui todas as diárias de locação de bike marca Specialized  com pneus especiais para o caminho. Equipamento de ponta para que sua experiência seja incrível! Mas se você não quiser se separar da sua fiel parceira, a Insight dá um jeito! 

DURAÇÃO DA VIAGEM

Serão 21 dias e 20 noites – já considerando a duração dos voos internacionais com embarque do Brasil. A viagem será uma jornada completa de aventura, espiritualidade e cicloturismo. Depois desta experiência, você nunca mais será o mesmo!

DATAS SELECIONADAS

A Insight escolheu as datas da viagem com base nas melhores estações do ano, temperaturas amenas e baixo índice pluviométrico. Tudo isso para você viver uma das melhores experiências e paisagens que o destino pode oferecer. Nós pensamos em todos os detalhes por você e para você!

NÍVEL DE DIFICULDADE

De 1 a 5? Estamos falando de um nível 3 de dificuldade. Você deverá ter condicionamento físico e alguma experiência em terrenos desnivelados. O plano da viagem segue a rota original do Caminho e  algumas etapas serão realizadas fora das autoestradas.  Atenção às etapas com pouca quilometragem, geralmente elas possuem maior altitude e poderão exigir mais de você!

CREDENCIAL DO PEREGRINO

No primeiro albergue da viagem, você receberá a credencial do peregrino. É a carteirinha que vai sendo carimbada com os selos que você irá colher pelos albergues, paróquias,  comércio e restaurantes. Ao chegar a Santiago, a credencial serve de garantia para obter a Compostela, o certificado por ter realizado o Caminho. Em 2021, foi criada a credencial digital. Inscreva-se no formulário abaixo para saber mais!

MINIGRUPO (SMALL GROUPS)

As viagens em minigrupo Insight são planejadas para 10 pessoas  que viajam  juntas  para viver experiências livre de preocupações. Você poderá viajar solo  com  seus  amigos (sem guia brasileiro) ou embarcar na companhia do  guia coordenador Insight e demais viajantes para fazer novas amizades. Viaje solo ou em minigrupo, mas não fique de fora desse pedal! 

VIAJE SEGURO

Biossegurança é o protocolo desta viagem. A  equipe Insight escolhe cuidadosamente o seguro de assistências médicas e hospitalares solicitado pelo destino para te oferecer a cobertura com o melhor custo-benefício. Viaje tranquilo! O seu bem-estar é a nossa prioridade.  

JERSEY BICICRINO

Com a Insight, você já começa a viagem com uma jersey de ciclismo em tecido 100% poliamida, customizada especialmente  para bicigrinos. Um souvenir lindo já na largada da viagem!

Quer informações para viajar no Minigrupo Insight?

Informe seus dados abaixo, aperte o botão e olhe sua caixa de spam. Você não vai querer ficar fora desse pedal!

Quer informações para viajar sozinho ou com amigos?

Informe seus dados abaixo, aperte o botão e olhe seu spam pra não perder nada!

CONTATO

+55 (41) 9 8800.9421 (whatsapp)
De seg a sexta - das 10h às 17h.
queroviajar@insightviagens.com

ENDEREÇO

Av. República Argentina, 1160
Sala 609, 6º andar - 
Água Verde
Curitiba - PR CEP 80620-010
CNPJ: 24.087.417/0001-00

CONTATO

+55 (41) 9 8800.9421 (whatsapp)
De seg a sexta - das 10h às 17h.
queroviajar@insightviagens.com

ENDEREÇO

Avenida República Argentina, 1160
Sala 609, 6º andar
Água Verde - Curitiba - PR
CEP: 80620-010
CNPJ: 24.087.417/0001-00

© 2012-2021 INSIGHT TRAVEL OPERADORA DE VIAGENS.
Todos os direitos reservados.