insight_marca_rgb_positivo-1-2048x931
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Um certo dia, um viajante decidiu que estava na hora de se aventurar pelo mundo. Escolheu o destino que sempre sonhou conhecer, comprou um pacote de viagens, trocou uma quantia pela moeda do lugar, fechou a mala e, quando percebeu que tudo estava pronto, sorriu.

O dia da viagem finalmente chegou e no caminho do aeroporto, ele sentiu aquele friozinho na barriga. Uma sensação bem peculiar e gostosa de viagem, um mix de felicidade, excitação e expectativas. Como seriam as experiências que estariam lhe esperando nesse destino desconhecido?

Jornada Saara, uma viagem de experiências na Tunísia planejada por Insight Viagens.
Travessia no deserto do Saara, Tunísia

Ahhh, experiências…  ele viveu novas experiências assim que chegou na Tunísia e começou sua travessia pelo Saara. Ele percorreu uma parte do maior deserto do mundo na companhia de beduínos, os povos que vivem por lá. Provou o pão assado embaixo da areia, sentiu os aromas de jasmim e incenso de mirra no mercadinho árabe, provou especiarias e o típico chá com folhas frescas de hortelã.

Jornada Saara, uma viagem de experiências na Tunísia planejada por Insight Viagens.
Almoço rústico do chef beduíno

Ele sentiu a imensidão silenciosa do deserto e perdeu o sinal do wi-fi enquanto caminhava ao lado de dromedários. Escutou lendas dos moradores locais ao redor da fogueira enquanto se emocionava com o céu mais estrelado que havia visto na vida. 

Participou de um festival da cultura árabe numa pequena vila onde só haviam moradores da região. Ele provou novos sabores, aromas e paisagens. Conheceu uma cultura incrivelmente diferente da sua. Descobriu um novo jeito de olhar a vida. Aprendeu a respeitar o que é diferente. Voltou para casa carregado de histórias pra contar mas com uma leveza enorme no coração. Um sentimento de que o mundo é infinitamente mais abundante e rico em possibilidades do que ele jamais poderia ter imaginado. Ele havia interagido com o maior deserto do mundo e conquistado memórias que jamais esqueceria.

Jornada Saara, uma viagem de experiências na Tunísia planejada por Insight Viagens.
Menino Beduíno e a Rosa de Sal, Deserto do Saara, Tunísia

VIAGENS DE EXPERIÊNCIAS SÃO RICAS EM CONTRASTES, CONHECIMENTO EMPÍRICO E EPIFANIAS

Nosso viajante realizou uma linda viagem de experiências no Saara, o maior deserto do mundo. Entretanto, não é somente no exterior que encontramos esse tipo de viagem. O Sebrae fez um grande estudo para introduzir esse novo jeito de viajar no Brasil. 

O instituto explica que: “…o turismo por si é uma atividade intrinsecamente experiencial, pois o indivíduo sai do seu local habitual para viver no espaço de outros, diferente da sua rotina. Entretanto, a forma como esse destino é apresentado para o viajante tradicionalmente deixa uma margem de distanciamento da realidade local.”

Isso realmente é um fato, mas que está em constante (e acelerada) transformação. No Brasil, faz pouco tempo que o turismo tradicional começou a abrir espaço para as viagens de experiências e, por isso, é muito importante entender a diferença entre o tradicional e o novo jeito de viajar antes de escolher seu pacote de viagem e sua operadora. Como é que se diz? O combinado não sai caro.

Antes, o turista tradicional não tinha acesso às comunidades. Sua interação era restrita aos pontos turísticos e aos guias desses locais. Os restaurantes atendiam apenas turistas, que frequentavam cenários artificiais para fotos, sempre anexados a uma lojinha de souvenir. 

Jornada Saara, uma viagem de experiências na Tunísia planejada por Insight Viagens.
Viajante Insight no cenário do Filme Star Wars, Deserto do Saara, Tunísia

Esse era o jeito que a grande maioria das pessoas viajava e algumas coisas continuam a ser como antes. Afinal de contas, quem não gosta de trazer ímã de geladeira, quadrinho, chaveiro ou copinho do lugar visitado para a coleção? O turismo tradicional certamente foi muito útil para abrir um caminho de novos horizontes aos viajantes brasileiros e serviu como um impulso para as primeiras explorações e imersões que as viagens de experiências começariam a oferecer.

Jornada Saara, uma viagem de experiências na Tunísia planejada por Insight Viagens.
Festival Internacional da Cultura Árabe em Douz, Tunísia

A globalização teve um papel fundamental no processo evolutivo das viagens. Ela diminuiu as distâncias, em todos os sentidos. Facilitou os transportes, a comunicação em tempo real e o acesso às informações por meio da grande rede de computadores. O turista tradicional passou a ficar tão curioso e “preparado” que a Organização Mundial do Turismo (OMT) chegou a descrevê-lo como o turista do novo milênio, um viajante que deseja visitar destinos onde ele possa contemplar a dinâmica do lugar, mas também sentir, viver, emocionar-se e ser o personagem da sua própria viagem. 

Algo havia mudado. O turista passou a ser um viajante, um explorador… e queria mais. Mais experiências, mais compartilhamento, mais imersão e mais conhecimento. Queria entender a fundo como era viver no destino visitado de uma forma real, interagindo com as pessoas do lugar e fazendo coisas que elas faziam.

Jornada Saara, uma viagem de experiências na Tunísia planejada por Insight Viagens.
Viajantes Insight com beduínos no Deserto do Saara, Tunísia

Então, para esse novo mercado curioso, exigente e que ama viajar, surgiu uma nova proposta: “viagens de experiências”. O Ministério do Turismo no Brasil conceitua esse modo de viajar como uma ferramenta de transformação, que enriquece a experiência do visitante e potencializa o desenvolvimento sustentável da comunidade que ele visita por meio de empregos e renda (para ler a matéria, clique aqui)


VIAGENS DE EXPERIÊNCIA DESPERTAM EMOÇÕES ÚNICAS, CONHECIMENTO E SENTIDO.  É A VIDA REAL DO LUGAR VISITADO.

Nós da Insight, gostamos de entender viagens de experiências como “mini intercâmbios“, onde haverá algum tipo de contato mais profundo com a cultura e moradores locais, sempre de forma sustentável, ética e positiva.

A ideia principal é o encontro de culturas e o compartilhamento de vivências, que acabam sempre gerando aprendizados significativos e memoráveis. É sobre criar empatia e pertencimento, para entender outros pontos de vista sobre a vida e o mundo. É aprender a ser um cidadão do mundo.

Se você gostou da experiência desse post, clique aqui e descubra mais sobre a Jornada Saara, uma viagem de experiências surreais criada por planejadores profissionais da Insight Viagens.


ASSISTA AO VÍDEO E DEIXE O MUNDO TE INSPIRAR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

QUERO AVISO DE POSTS

Loading

SOBRE A INSIGHT

Nós somos uma operadora que oferece consultoria profissional em viagens nacionais e internacionais.

POSTAGENS RECENTES

×