insight_marca_rgb_positivo-1-2048x931
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Por onde eu começo? Dúvidas frequentes vem a cabeça de quem deseja acumular milhas e pontos. É tanta informação de fontes diferentes que, na maioria das vezes, confunde mesmo!

Por isso, a Equipe Insight criou um passo a passo bem simples, para você entender de uma vez por todas, como funciona esse negócio de trocar pontos e milhas por passagens aéreas.

Se você já sabe tudo sobre esse assunto, compartilhe esse conteúdo. Sempre tem algum amigo ou alguém na família quebrando a cabeça para descobrir como esse negócio funciona! E se você ainda tem alguma dúvida, leia esse post, afivele o cinto e prepare-se para começar a voar de graça!


PASSO 1. INSCREVA-SE NO PROGRAMA

Essa parte é muito simples! Cada companhia aérea no mundo tem um formulário online em seu website, onde você poderá inscrever-se gratuitamente no Programa de Milhas, Programa Fidelidade, Programa de Passageiro Frequente (Frequent Flyer Program) ou qualquer outro sinônimo que tenha o mesmo objetivo: Te oferecer milhas em troca da sua preferência na hora de voar. 

Concluída a inscrição, você receberá um cartão fidelidade com seu número, que muitas vezes é o seu próprio CPF. Esse número deverá ser informado para a cia aérea todas as vezes que você comprar uma passagem ou no momento do check-in para o seu voo… e pronto! Você já estará acumulando milhas! É fácil assim mesmo, sem pegadinhas, simples e de graça!

  • DIFERENÇA ENTRE MILHAS E PONTOS

Nessa etapa geralmente uma dúvida, sobre a diferença entre milhas e pontos. “Milhas” é uma derivação da palavra americana mile – que é a medida de distância utilizada nos Estados Unidos similar ao km no Brasil e segue essa proporção: 1 milha (mile) = 1,6 km. Logo, programas de milhas têm a ver com quilometragens voadas. Você compra a passagem, informa o número do seu cartão fidelidade, voa e ganha as milhas referentes ao trecho voado. Tranquilo, não é mesmo?

Já os pontos são benefícios que você acumula, mas de outra forma e sem precisar voar. Como? Pelo Clube de Benefícios do seu cartão de crédito. Você liga para o gerente da sua conta bancária e descobre que todas as vezes que você utiliza seu cartão de crédito como pagamento, você está acumulando pontos, que vão sendo registrados automaticamente na sua fatura do cartão e ficam lá, esperando para serem utilizados por você. 

Caso seu gerente informe que seu cartão de crédito não acumula pontos, pergunte como trocar por um cartão que tenha esse benefício. Ele também poderá lhe dar informações completas, como por exemplo, quantos pontos você ganha por real gasto, quais companhias áreas você poderá transferir seus pontos para trocar por passagens e como fazer isso.
Transferir pontos? Pra onde?

Para o cartão fidelidade que você já aprendeu como fazer no início desse texto. Dessa forma você acumula os pontos (por compras no cartão de crédito) e as milhas (por trechos voados) no mesmo cartão fidelidade. Assim, a pontuação sobe mais rápido e a hora de emitir uma passagem gratuita para conhecer o destino dos seus sonhos vai ficando cada vez mais perto!

Geralmente o processo todo é bem simples. A parte mais difícil acaba sendo escolher em qual cia aérea você deseja acumular seus pontos e milhas. Com tantas opções no mundo, fica difícil escolher uma só, não é mesmo?
Mas para os indecisos, temos uma ótima notícia! Hoje em dia, ao escolher uma cia aérea você acumula milhas para um grupo de cias aéreas, dá uma olhada no próximo passo!


PASSO 2. ACUMULE MILHAS E PONTOS

Grupos de companhias aéreas! Não poderiam ter inventado coisa melhor para a felicidade dos viajantes frequentes! Há um ditado que diz: “Grandes projetos pedem grandes parcerias”.  As cias aéreas parecem compreender isso muito bem e com o tempo, foram criadas três grandes alianças aéreas: One World, Star Alliance e Sky Team, o que tornou muito mais fácil e rápido acumular pontos e milhas!

Ao fazer o cartão fidelidade para uma das companhias do grupo, você estará acumulando milhas e pontos para trocar por passagens em qualquer uma das companhias parceiras do mesmo grupo. O inverso também é possível. Se você voa com várias cias aéreas do grupo, poderá pontuar todas as milhas voadas em um único cartão fidelidade, centralizando toda a sua pontuação em um lugar só.

Você que está lendo esse post repleto de informações privilegiadas e organizadas por profissionais Insight =) já entendeu que não é bom ter dezenas de cartões fidelidades. O ideal é fazer apenas um cartão fidelidade para cada grupo de companhias.

Então, não perca tempo! Dê uma olhada nas alianças abaixo e escolha uma cia aérea de cada grupo. Basta acessar o site da opção escolhida e preencher o formulário do seu programa de fidelidade preferido. Concluída a inscrição no programa, anote o número do cartão porque geralmente as cias aéreas só enviam o cartão físico para a sua casa depois que você acumula os primeiros pontos.

Com toda essa facilidade gratuita, não custa nada aumentar as chances de subir mais rápido sua pontuação e voar, não é mesmo? 

Para acessar mais informações, clique no nome de cada aliança:


ONE WORLD


STAR ALLIANCE


SKYTEAM


Então, um exemplo para resumir:
Digamos que você tenha um cartão fidelidade da CIA X e seu cartão de crédito acumule pontos que possam ser transferidos para a mesma CIA X. Dessa forma, você consegue acumular pontos: 1) Quando compra a passagem com seu cartão de crédito e transfere os pontos para o cartão fidelidade da CIA X e 2) Quando voa com a CIA X – ou com qualquer uma das parceiras do grupo – e pontua as milhas no seu cartão fidelidade. Pontos em dobro na mesma passagem! Maravilha, não é mesmo? 


PASSO 3. TROQUE PONTOS POR PASSAGENS

Quem já trocou seus pontos por passagens sabe como é bom voar de graça. Você também poderá comprar uma passagem em classe econômica e utilizar os pontos para fazer upgrade de classes, para executiva ou primeira. Um benefício imperdível!

O processo de troca de pontos por passagens é muito similar entre todas as cias aéreas, respeitando algumas particularidades de cada uma. Não poderia ser diferente, já que hoje elas fazem parte de grupos mundiais e devem alinhar seus processos para que haja interação e compatibilidades entre elas.

A grande maioria das cias aéreas já disponibilizam a reserva de passagem com pontos de cartão fidelidade de forma online, direto em seus websites. Porém, geralmente nessa opção, você poderá ficar restrito apenas a consulta de voos da cia aérea daquele site. Portanto, se deseja aproveitar as opções de voos de todas parceiras do grupo, reserve um tempo do seu dia para pegar o telefone e ligar para a companhia aérea do seu cartão fidelidade.

É pelo teleatendimento que você aumenta suas opções, reserva sua passagem, esclarece dúvidas ou descobre quantos pontos você precisa para voar para o destino dos sonhos. Não importa qual cia aérea do grupo faz a rota que você quer voar, é a companhia que emitiu o seu cartão fidelidade que se encarregará de reservar a passagem para você.  Um detalhe importante, tenha seu cartão de crédito em mãos para efetuar o pagamento das taxas de embarque. Esse valor é cobrado dos viajantes pelas cias aéreas e repassado integralmente à administração e manutenção dos aeroportos inclusos na passagem.

  • CONSIGO RESERVAR QUALQUER VOO USANDO PONTOS?

Muitas vezes não é fácil conseguir lugares que podem ser trocados integralmente por pontos. As cias aéreas disponibilizam um número X de assentos em cada voo para serem utilizados com pontos fidelidade. Por isso, quanto mais flexíveis forem as datas da sua viagem, mais fácil será trocar seus pontos sem precisar completar com dinheiro. Como assim, completar com dinheiro?

Se você está demorando muito para completar a pontuação que precisa para a passagem desejada, existe a possibilidade de trocar parte da passagem por pontos e pagar o restante do saldo no seu cartão de crédito. Nesse caso, utilizar os pontos às vezes dá um desconto interessante, mas antes é importante verificar o valor total que a passagem está custando pra ver se compensa usar seus pontos na troca.

Outra informação importante: Os pontos geralmente têm validade de 1 a 3 anos, período que pode variar entre as cias aéreas. Então, não deixe para depois os pontos que você pode trocar hoje! Viajar é preciso e a vida é agora!


DEIXE O MUNDO TE INSPIRAR.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

QUERO AVISO DE POSTS

Loading

SOBRE A INSIGHT

Nós somos uma operadora que oferece consultoria profissional em viagens nacionais e internacionais.

POSTAGENS RECENTES

×