por Fernanda Rezende – publicado 08/10/2019 10:40 – última modificação 08/10/2019 10:41

De 13 a 22 de outubro, o Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento realizará uma viagem de estudo pelo Patrimônio Histórico dos Trinta Povos (missões jesuíticas da Região Guaranítica), que compreende um território atualmente pertencente a três países: Paraguai, Argentina e Brasil.

A viagem é parte de um projeto mais amplo do grupo, que prevê ações de valorização, preservação e difusão dos conhecimentos históricos referentes a esse patrimônio. Também visa fomentar pesquisas e elaboração de material sobre o tema para uso didático nas escolas.

Participarão da viagem 25 pessoas, especialistas em diferentes áreas de pesquisa relacionadas ao tema: Emanuele Colombo, da DePaul University-Chicago (história dos jesuítas); Carlos Alberto Filgueiras, da UFMG, William Gomes, da UFRGS, e Anette Hoffmann, da FMUSP-RP (história da ciências); Raquel Assis, da UFMG (história da educação); Luciano Migliaccio e Renata A. Martins, ambos da FAUUSP (história da arte e da arquitetura barroca); Márcio Fernandes, da PUC-PR (teologia), além da coordenadora do grupo, Marina Massimi (USP). A viagem foi organizada em colaboração com a empresa Insight Viagens de Curitiba.

Fonte: http://www.iea.usp.br/noticias/pesquisadores-do-iea-realizam-trabalho-de-campo-no-patrimonio-historico-dos-trinta-povos?fbclid=IwAR1l_CRBcR5NpI4gGOH3T3VDI4e4akjnOvySOo7G-tWXimeGkVB2Q2B-65Y